Mateus Rodrigues Jorge

Quem teve mais sucesso em eleger seus aliados nas eleições municipais de 2024: Jair Bolsonaro ou Lula? Esse foi um dos temas centrais nas discussões de analistas políticos sobre as disputas para as prefeituras e câmaras de vereadores no Brasil em 2024. A cada quatro anos, analistas políticos e atores da mídia se debruçam sobre essa questão, interessados em saber quais lideranças nacionais tiveram mais êxito em eleger seus aliados nos grandes municípios e capitais brasileiras. No entanto, esse debate parece não ter fundamento quando as disputas são analisadas de maneira mais precisa, pois a maioria dos cientistas políticos considera que, nos pleitos municipais, a preocupação dos eleitores é direcionada para a capacidade dos candidatos de apresentarem propostas para os problemas locais, como a qualidade do atendimento nos hospitais, iluminação pública e transporte.
Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre a influência de temas e lideranças nacionais nas disputas para os executivos municipais, a pesquisa "Fatores Locais e Extralocais na Eleição de Prefeitos: Um Estudo de Caso de Amparo-SP", busca mensurar os impactos de variáveis locais e fatores extralocais na eleição para prefeito. Para isso são consideradas duas dimensões: 1) os fatores que orientam a decisão de voto dos eleitores e 2) os fatores que orientam as estratégia dos partidos políticos e candidatos.
A pesquisa dialoga com a literatura sobre eleições municipais, comportamento eleitoral, partidos políticos e nacionalização das eleições municipais e se baseia em uma abordagem qualitativa envolvendo a realização de dois grupos focais com eleitores do município e entrevistas com os cinco candidatos ao executivo municipal de Amparo-SP. Além disso, como fontes de dados secundários, serão utilizadas as informações e programas de governo dos candidatos, disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral, os dados eleitorais e candidaturas organizados pelo site da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), postagens nas redes sociais, matérias do jornal impresso local “A Tribuna” e uma análise de conteúdo dos dois debates realizados por instituições de ensino do município entre os candidatos.
A análise das redes sociais e dos debates realizados durante o período eleitoral aponta que os candidatos à prefeitura direcionaram sua atenção para as questões locais, apresentando suas realizações em cargos públicos no município e suas propostas para o executivo municipal. O candidato do Partido Liberal (PL) buscou vincular sua imagem, de maneira tímida, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto a candidata do Partido dos Trabalhadores evitou associar-se ao presidente Lula e a símbolos tradicionais do partido, como a cor vermelha e a estrela. Ademais, os participantes dos dois grupos focais declaram que, embora percebessem a associação dos candidatos à prefeitura com atores políticos estaduais e nacionais, esta não seria relevante para a sua decisão de voto. Os próximos passos da pesquisa envolvem uma compreensão mais precisa da forma como os candidatos buscam se associar e se desvincular de lideranças nacionais, e a identificação dos fatores locais que incidem sobre a decisão de voto.
Dessa forma a pesquisa busca contribuir para os estudos sobre política local e também para o debate público em torno da influência de temas e lideranças nacionais e locais nas eleições para prefeito.
* A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF, sob orientação da professora Marta Mendes da Rocha.
Mateus Rodrigues Jorge é licenciado e bacharel em Ciências Sociais e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
E-mail: mateus.jorge@estudante.ufjf.br
Redes sociais: mateussjorgee
Comments