Publicações
Nesta seção, você encontra os artigos de nossos pesquisadores e colaboradores que foram publicados em diversos periódicos.
Política local e câmaras municipais: considerações acerca da representação política no nível local
Vereadores: fracos ou essenciais para a política local?
O artigo "Política local e câmaras municipais: considerações acerca da representação política no nível local", de Marta Mendes da Rocha (UFJF) e Paulo Mesquita D'Avila Filho (UERJ), discute as percepções ambíguas sobre os municípios brasileiros e o papel dos vereadores. Muitas vezes vistos como figuras secundárias, os vereadores desempenham funções-chave na fiscalização do Executivo e na regulamentação de políticas públicas. Publicado na Revista de Sociologia e Política, o estudo analisa três décadas de pesquisas sobre o tema e aponta desafios e caminhos para fortalecer o debate sobre o poder local.
Os prefeitos estão fora do radar da Ciência Política?Apesar de seu papel central na política local e nacional, os prefeitos ainda são pouco estudados na ciência política latino-americana. No artigo "Los alcaldes en la agenda: un análisis de los estudios sobre política subnacional y ejecutivos locales en revistas latinoamericanas de ciencia política (2010-2022)", Carlos Varetto (CONICET) e Tomas Dosek (PUC-Peru) analisam quase 8.000 artigos publicados entre 2010 e 2022 e mostram que apenas 0,79% aborda diretamente os prefeitos. Publicado na Revista Economía y Política de Chile, o estudo discute os impactos dessa lacuna para o campo da ciência política.
Padrões espaciais de votação nas eleições para a Câmara Municipal de São Paulo: um estudo a partir das eleições de 2020
Como os votos para vereador se distribuem territorialmente na cidade de São Paulo? Neste artigo, Lucas Gelape, Joyce Luz e Debora Thomé analisam os padrões espaciais da votação para vereador na cidade, explorando a relação entre concentração eleitoral, gênero e partidos. Os resultados mostram que: (i) candidatos competitivos têm votação mais dispersa que os não competitivos; (ii) existem regiões sub ou sobrerrepresentadas em relação ao seu eleitorado, e padrões claros entre os principais partidos; e (iii) as candidaturas femininas competitivas têm padrões de concentração distintos dos das candidaturas masculinas.
Políticos locais e conexões multinível: A atuação de brokers eleitos no federalismo brasileiro
No artigo publicado na revista Reflexion Política, Marta Mendes e Lucas Gelape investigam a atuação de políticos locais eleitos como brokers de políticos em nível estadual ou federal. Especificamente, analisam as alianças entre prefeitos ou vereadores e deputados federais ou estaduais no Brasil, explorando suas formas de atuação e os mecanismos subjacentes a essas relações. . Com uma abordagem multimétodos, combina dados quantitativos e entrevistas qualitativas. Os resultados mostram que, mais do que a assimetria informacional, suas conexões ascendentes são decisivas para a mediação política, especialmente no caso dos vereadores.